Pesquisar neste Blog

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PROMOTOR DE JUSTIÇA RELIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR QUEIMADAS EM PARNARAMA.

Amigos.

Leiam agora, assuntos abordados por esta vereadora na Sessão Ordinária da Câmara do dia 25/10.

Na Sessão anterior(18), solicitei ao Sr. Presidente vereador José Henrique que, como tem acesso ao Governo, trouxesse  para o Plenário esclarecimentos a respeito dos assuntos discutidos naquela Sessão. Leiam:

1 - Previdência:  Informou que a Prefeitura  enviará à Câmara, Projeto de Lei  concedendo aumento salarial equivalente ao desconto efetuado a mais na contribuição previdenciária. (Espero que seja este ano ainda)
Disse ainda que a Prefeitura está se organizando e que não teve tempo para resolver a questão da "junta médica".

2 - Ventiladores: Disse que já estão comprados, segundo a Secretária de Educação.. Perguntei se estavam instalados. Respondeu que não. Pedi urgência na instalação, pois o momento mais crítico do ano, é este.

3 - Merrenda escolar:  Disse que conversou com a Secretária Gabia que respondeu dizendo "estar pasma com a denúncia". Que "a merenda é de boa qualidade". Comentei que essa não foi a primeira denúncia feita por pais de alunos e professores. Que eu mesma já presenciei fatos como esses. Que a merenda é de péssima qualidade. Que já denunciei caso de merenda estragada na Escola Osmar Ferreira Brandão - da Agrovema ; que  não vai merenda com frequência para as escolas da zona rural e quando vai só dá para uma semana. Frisei que tenho certeza que a mãe que me escreveu o bilhete denunciando o descaso da Creche Tia Nieta, não estava inventando. Se há mentira é por parte da Secretária Gábia. Disse ainda que conversei com um membro do Conselho da Merenda Escolar e o orientei no sentido de que é obrigação do Conselho fiscalizar a merenda desde a compra, armazenamento, distribuição até o consumo,  não somente assinar a papelada da prestação de contas,  sem ao menos saber o que está assinando.

_________________________________________________

Apresentei o seguinte Requerimento:

               - Que o Prefeito Municipal, através do SAAE,  providencie com urgência  UMA NOVA CAIXA D' AGUA PARA O POÇO ARTESIANO DO POVOADO LAGOA DO ZINK. Justifiquei o requerimento dizendo que a caixa  que lá está é muito velha ( mais de 15 anos) e que há muitos está sem a tampa. Fato este que prejudica a saúde das pessoas que usufruem daquela água, pois tem grande chance de está contaminada.

__________________________________________________


                     Foi realizada dia 21/10 importante Audiência Pública sobre o Meio Ambiente  no plenário da Câmara Municipal, a pedido do Promotor de Justiça de Parnarama, a quem parabenizo pela iniciativa,  para tratar de assuntos relativos às queimadas em nosso município. Infelizmente não pude estar presente. Mas procurei me informar e segundo comentário feito pelo Vereador Zé Henrique, deduzi que na Audiência só abordaram as queimadas decorrentes das lavouras e as ocasionais. Penso que esqueceram de comentar e discutir aquelas feitas pelas carvoarias que destruíram grande parte da nossa mata. Lembram das  toneladas de carvão que todos nós presenciamos serem  transportadas de nosso município? Naquela época foram feitas muitas denúncias aqui neste plenário, por mim e o então Vereador Damião Moura, preocupados com o destino de nosso ecossistema. Infelizmente nada foi feito pela Administração Pública Municipal. Essa prática (carvoarias) ainda persiste. Agora são as matas da Fazenda Simão que estão sendo transformada em carvão, aquecendo ainda mais nosso clima  e devastando nossas matas. Neste caso em especial, tenho uma grande preocupação: o riacho Tremedal que percorre aquele trecho, por ser  ainda  um dos poucos preservados (grande volume d'água). Tenho medo que fique como o Santa Bárbara (Redenção), praticamente morto. Esqueceram de abordar também a questão do desmatamento feito pela empresa SUZANO para plantio do eucalipto, monocultura que destrói a terra. Tudo isso tem contribuido para o aquecimento do clima. Penso que são assuntos extremamente importantes e deveriam ser mais discutidos pela sociedade parnaramense, para o bem do nosso ecossistema e consequentemente de nossa vida futura e das gerações que virão.

(Discurso proferidos pela Vereadora Socorro Alves no Plenário da Câmara Municipal de Parnarama, em 25 de outubro de 2010.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário