Pesquisar neste Blog

sábado, 26 de setembro de 2009

PREFEITO DE PARNARAMA TENTA RESPONSABILIZAR A CODEVASF PELO ASPECTO DEPLORÁVEL EM QUE SE ENCONTRA A CIDADE.

Na segunda-feira(14/09) mais uma vez não houve Sessão na Câmara. Ao chegar, fui informada que haveria reunião com a Diretoria da CODEVASF( não fui comunicada), no mesmo horário de nossa Sessão. Assunto: obra de saneamento que está sendo realizada na cidade.

No plenário da Câmara haviam muitas pessoas (a grande maioria funcionários da prefeitura) e alguns secretários. O Sr. prefeito Raimundo Silveira já estava presente( não o via desde a posse em 01 de janeiro). Não havia representante da Construtora Jurema.

Iniciou-se o debate com a fala de alguns funcionários da prefeitura, o Sr. Prefeito e alguns vereadores. Todos cobraram da Codevasf explicações pelo atraso da obra de saneamento e culpando a mesma pelo estado em que se encontram as ruas da cidade.

O Gestor da Codevasf, Dr. Oscalmi, pacientemente explicou os motivos que ocasionaram os transtornos. Admitiu que houre realmente atraso na execução da obra. A princípio, porque foi necessário melhorar o projeto cuja topografia precisava de ajustes. Com a chegada do inverno, foi necessário paralizar os serviços, com previsão de retornar em junho ou julho, o que não ocorreu por problemas contratuais (burocráticos), que no entanto estão sendo resolvidos e em breve a Construtora retomará a obra. Disse que é comum ocorrer transtornos nesse tipo de empreendimento, mas que são necessários e inevitáveis. Informou que gerencia outros 14 municipios, uns menores outros maiores e que Parnarama é onde está ocorrendo mais problemas. Em relação ao rebaixamento nas valas feitas nas ruas, disse que precisa tempo para que o terreno fique bem compactado e só então ser feito o serviço final. Informou que a previsão de entrega da obra, pela Cobstrutora Jurema, será fevereiro de 2010.

Dr.Oscalmi comprometeu-se ainda a financiar, atravéz do SAAE , a ligação para as casas das pessoas mais carentes.

Na platéia haviam alguns funcionários da prefeitura segurando alguns cartazes com frases diversas. A que mais me chamou atenção foi a de uma enorme faixa que dizia o seguinte: A CODEVASF ATRASOU PARNARAMA. Pronto. Estava ali escrito a verdadeira intenção daquela reunião: colocar a culpa do abandono de nossa cidade nas costas da Codevasf. Pensem bem. Raimundo Silveira governa Parnarama há quase cinco anos e neste meio tempo nenhuma bemfeitoria foi feita em infra-estrutura e urbanização. Como agora ele está sendo muito cobrado, quer um bode espiatório. Para isso armou um circo na Câmara Municipal, com o objetivo de nos fazer de palhaços. Mas o povo parnaramense não é palhaço e está vendo tudo. Portanto, Sr. Prefeito, não adianta fazer propaganda enganosa. A verdade é que houve negligência por parte da prefeitura que não acompanhou o andamento da obra. Se isso tivesse acontecido, os transtornos seriam menores. Quando falei a palavra negligência, a reação do prefeito e da Vereadora Antonieta foi imediata ao dizer: "A Codevasf tem culpa sim e atrasou Parnarama, pois a cidade está com outra cara". Ora senhora vereadora, realmente Parnarama está com outra cara, mas não é pior do que estava antes da Jurema vir para cá. A verdade é que a Prefeitura quer fazer parecer que a Codevasf é a grande vilã da história. E não é.

Uma obra no valor de quase cinco milhões de reais, que trouxe muitos empregos de carteira assinada para o povo; impostos para a prefeitura(ISS - imposto sobre serviços - que o Prefeito não disse para onde foi); melhorou o comércio (circulou dinheiro) e trará saúde para o povo, não pode ser considerada vilã.

Fui bem clara em dizer na reunião: "Não estou aqui defendendo ninguem". No entanto, não admito que o Prefeito se aproveite de uma situação para tentar mascarar sua péssima administração. Vejam só. Falaram das ruas esburacadas. E antes, como era? E as ruas que não estão sendo beneficiadas pela obra? Continuam sem urbanização. E o asfalto? Foi colocado antes da obra, mesmo sabendo que seria quebrado em seguida. Foi dinheiro público jogado fora... São tantos questionamentos que nos deixam indiguinados. Tem-se a impressão que Parnarama dá um passo para frente e dois para trás.

O que falta nesta cidade é algo muito simples: que a Prefeitura planeje e execute obras, pois dinheiro recebeu muito, tanto do governo Federal como Estadual e Incra.

Portanto, trabalhe senhor Prefeito, que nós elogiaremos.

P.S. O único mérito da prefeitura no assunto saneamento, foi mandar fazer o projeto. E só o fez poque achava que o dinheiro viria direto para a conta da prefeitura. Como não veio, não se importou em fiscalizar a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário