Pesquisar neste Blog

terça-feira, 6 de outubro de 2009

CONCURSO PÚBLICO DE PARNARAMA VIRA CASO DE POLÍCIA.

Pronunciamento feito pela Vereadora Socorro Alves na Sessão da Câmara desta segunda-feira(28).

Meu querido povo parnaramense.

Gostaria de neste momento poder falar coisas boas, parabenizar os candidatos que obtivessem um bom desempenho no Concurso Público realizado neste domingo (27) no município de Parnarama. Infelizmente, o que aconteceu em nossa cidade parece filme de ficção( da pior qualidade), mas foi real. Um vexame. Em meus discursos no Plenário da Câmara ( antes e durante as inscrições do concurso)), falei várias vezes da minha preocupação em relação à Empresa contratada pela Prefeitura para realizar este concurso ( Excelência Assessoria e Serviços sediada em Teresina). Questionei sobre os critérios adotados para escolha desta empresa, que por sinal, cobrou taxas de inscrições altíssimas, enquanto haviam outras com experiência e credibilidade, cobrando a metade do valor. Pedi insistentemente ao Presidente da Casa ( primo do Prefeito) que investigasse sobre a procedência da Empresa. Como não obtive resposta, pesquisei na Internet. O pouco que encontrei nos dizia que a referida Empresa não tinha condições de realizar um concurso de tal porte, pois não tinha experiência, é nova no mercado, e não dispunha de suporte humano e nem financeiro, enfim, parecia não estar capacitada. Em plenário ( dia 26/08), mais uma vez, alertei sobre o risco que o povo parnaramense estaria correndo em se tornar vítima de um calote. A Sra. Vereadora Antonieta(esposa do Prefeito) aborreceu-se com minhas suposições e chegou a dizer que a empresa era séria e que já tinha investigado e disse para eu procurar a Promotora pois a mesma tinha autorizado.
Na sexta-feira que antecedeu a prova, os organizadores do concurso tiveram a chance de reverter a situação. O Presidente do sindicato dos Professores vendo o alvoroço, pediu audiência com o Juiz, solicitando o adiamento da prova. O que não aconteceu, pois os organizadores garantiram ao Juiz que tudo ocorreria bem, o que não aconteceu. Isso prova que esses organizadores estavam agindo de má fé.
Confesso que o acontecido ontem(27), superou todas as minhas expectativas. Foi uma verdadeira baderna. A cidade estava em polvorosa (imagine mais de 7.000 pessoas em uma cidade pequena) o movimento estava maior que em dia de eleição. Durante todo o dia foi uma correria dos candidatos para a delegacia afim de registrarem Boletins de Ocorrência.
Relato aqui, alguns fatos:
1 - Quanto ao local de realização das provas e pessoal de suporte:
- Foram colocados turmas nas Igrejas, em Casa de Show, no pátio das escolas, no ginásio aberto ( ainda em construção)
- A Secretária de Educação obrigou os funcionários (vigias/zeladores) a trabalhar sem remuneração.
- No dia do concurso, as 8 horas, um funcionário da Prefeitura andava recrutando pessoas para fiscalizar as salas.
2 - Quanto a aplicação das provas:
- Faltou prova em algumas turmas. Mandaram xerocar na Secretaria de Educação.
- O cartão-resposta foi entregue (chegou ao local da prova), muito tempo depois de iniciar.
- Uma turma que estava no pátio da escola Mestre Tibério,depois de responder a provas, ficou horas( os candidatos conversando livremente) aguardando chegar o cartão-resposta.
- Uma turma quase toda registrou B.O. na Delegacia, pois o envelope das provas chegou violado
- A mesma prova sendo aplicada no turno da manhã e tarde
- Os candidatos privilegiados saíram com frequência ( para ir ao banheiro/ usar celular???) foi o caso da Secretaria de Educação Sra. Gabia Silveira( sobrinha do prefeito e esposa do vereador Joilson) que não sabia se fazia a prova ou se encobria o caos ( ela tinha duas inscrições).
- Faltou cartão-resposta em algumas salas, mandaram xerocar.
- Pessoas fazendo prova no lugar de outra.
- Um assessor direto do Prefeito apareceu com um candidato a tiracolo muito depois que os portões estavam fechados. Foi até a sala do candidato, perguntou ao fiscal se tinha prova para o dito cujo. O fiscal disse que não. Então o assessor foi até a outra sala e trouxe a prova para seu apadrinhado.
- O nome do candidato não constava na lista da sala informada na internet. Foi obrigado a deixar os documentos e agora não sabe onde está.
- Candidato que teve o privilégio de sair e ir até a casa vizinha e se dá ao luxo de pesquisar a prova.
- Candidatos (todas as salas da escola) que ficaram presos na escola até 11 horas esperando a prova( vigia saiu para tomar um banho e os deixou trancados).

3 -Quanto às provas:
As provas foram mal elaboradas. Vejam só o tipo de questão:
- Qual o nome do partido do Prefeito?
- Quem governou Parnarama no período de... a... ? ( Raimundo Silveira)
- Quem nasce no Maranhão é maranhense e o cidadão que nasce em Parnarama é... ( vinha as opções) - Atenção: prova para candidato de nível superior???
- Aos médicos foi entregue a prova de engenharia.
- Aos professores de Educação Infantil foi entregue a prova de 1 ao 5º ano e vice-versa.
- Às 8 da manhã, tinha gente com o cartão-resposta da prova (fora da sala)
- haviam provas com apenas 27 questões. O candidato reclamou e o fiscal mandou que ele respondesse o que tinha.
- Na véspera do concurso, um cartão-resposta foi enviado de Parnarama(em mãos) para candidato que estava em Teresina.

O que começou errado não poderia dar certo no final. Agora, a Prefeitura está jogando toda a culpa nos donos da Empresa e assim poderem sair impunes desta sujeira toda. Os responsáveis por este calote têm que ser punidos. Chega de tantas mazelas. Nosso povo está cansado de ser roubado, humilhado, de sofrer vexame,de ser enganado.
Durante todo esse processo, ficou claro e evidente o "GOLPE DO CONCURSO" aplicado pela Prefeitura de Parnarama. Quem escolheu a empresa foi uma comissão da prefeitura e sabia muito bem a quem estava escolhendo. Quem assinou o contrato foi o Prefeito Raimundo Silveira e sabia muito bem quem estava contratado...Tudo foi premeditado até o ultimo momento com a participação ativa da Secretária de Educação, (que agora quer tirar o corpo fora, dizendo que não participou da comissão organizadora, que não sabia), pois permitiu toda sorte de falcatruas antes e durante a aplicação das provas.
É triste saber que as pessoas das outras cidades que vieram fazer o concurso saíram daqui com uma péssima impressão. Infelizmente, hoje Parnarama está nas mãos de pessoas sem o mínimo de escrúpulos, que não pensam duas vezes antes de prejudicar alguém em proveito próprio.
Não se mancha assim impunemente o nome de uma cidade que foi idealizada, projetada e construída para ser exemplo, para ser modelo.Não se humilha assim um povo bom e pacato.
Agora chega, exigimos que a justiça cumpra seu papel e:
-puna, com os rigores da Lei, os organizadores e as pessoas que participaram das falcatruas do Concurso.
-que determine que as provas sejam anuladas e o Prefeito obrigado a contratar outra Empresa e que restitua as despesas de viagem e hospedagem dos candidatos que moram na zona rural de nosso municpio e os de outras localidades;
-que novas provas sejam aplicadas em, no máximo, três meses (tempo suficiente para reorganizar).

Parnarama, 28 de setembro de 2009.

Vereadora Socorro Alves

P.S. - Quem participou do concurso e tem um relato a fazer sobre alguma irregularidade, fotografia ou vídeo, acesse meu Blog (socorro-alves.blogspot.com) e escreva ou se dirija até a Câmara de Vereadores na próxima segunda-feira(05/10) a partir das 10 horas.

Um comentário:

  1. Venho parabenizá-la e agradecer a DEUS por existir pessoas como a senhora. É uma vergonha para qualquer cidadão decente, um fato desse!Fico indignada, quando penso que já vi tudo.Bum!! Aparece o DONO DO MUNDO bricando de ser PREFEITO... Esse deve ser muito alienado, não sabe que existe MINISTÉRIO PÚBLICO e outros orgãos idóneos que fiscalizam essas irregularidades.
    Irei levar a diante esse seu relato, onde for possível postarei.E acompanharei através desde blog e outros meios de comunicação esse caso. Que me revolta e me entristece por ser uma MARANHESE que estuda p CONCURSO PÚBLICO ( NÃO DE PATODA DE PREFEITO).. Ouço muito falar sobre isso no Maranhão, mas o MP há de ficar atento a esses fatos.
    Mais uma vez, lhe parabenizo pela sua coragem e atitude diante dessa mazela que aconteceu em sua cidade. O MARANHÃO PRECISA DE PESSOAS COMO A SENHORA NA POLÍTICA.

    ResponderExcluir