Pesquisar neste Blog

sábado, 14 de novembro de 2009

CÂMARA DE PARNARAMA REJEITA EMENDA QUE GARANTE PARTICIPAÇÃO DO POVO EM PROJETO DE LEI..

Meus amigos,

Repasso agora, resumo da Sessão da Câmara Municipal de Parnarama, realizada no dia 09/11:

I - PEQUENO EXPEDIENTE

Feita apresentação do Projeto de Lei oriundo do Executivo, que Altera o Vencimento dos Agentes Comunitários de Saúde de Parnarama.


II - ORDEM DO DIA

Colocados em segunda votação os seguintes Projetos de Lei:

1 - Cria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Projeto aprovado por unanimidade dos vereadores.

2 - Cria o Fundo e Conselho Gestor do Fundio Municipal de Habitação.

Antes, foi colocada em votação Emenda Aditiva de minha autoria, incerindo mais três membros representantes de entidades civis: Um membro do Sindicato dos Professores; Um membro das ONG/Fundações e Um membro das Pastorais. Justifiquei mais uma vez a Emenda, dizendo que no Projeto do Prefeito o Conselho não está paritário, pois há mais representantes do governo e que o povo deveria ter maior participação, afinal este Conselho vai gerir o dinheiro do Fundo. Enfim,o Projeto é inconstitucional. A Emenda não foi aprovada.
O Projeto do Prefeito foi aprovado em segunda votação. Apenas o meu voto contra.

Colocado em primeira votação:

1 - Projeto que Altera o Vencimento do Agentes Comunitário de Saúde

O Presidente fez a leitura do Projeto e logo em seguida colocou em votação. Pedi aparte para dizer ao Presidente que cumprisse o Regimento da Casa e antes da votação, colocasse o Projeto em discussão. Assim foi feito. Solicitei aos Vereadores representantes da Comissão de Constituição e Justiça explicações pelo fato do aumento só iniciar em outubro. Solicitei cópia da Lei Federal consedendo o aumento e da Lei municipal do ano passado. Não obtive resposta. apenas justificativas infundadas. Mesmo assim, foi aprovado. Pedi ao Presidente que na próxima votação, apresentasse a documentação solicitada.

iii - GRANDE EXPEDIENTE

Na tribuna, usei da palavra para dizer da minha indignação com esta Câmara de Vereadores.Mais uma vez, esta casa tornou-se a extenção da Prefeitura. Uma prefeiturinha, como dizem por ai. Onde os colegas Vereadores são subservientes ao Prefeito. A prova havia se concretizado naquele momento. Todos que estavam presente à Sessão, testemunharam que a grande maioria dos vereadores estão a serviço dos intereses do Prefeito. Aprovam projeto inconstitucional que beneficia o Executivo. Votaram contra a Emenda que simplesmente pedia a participação popular no Projeto de criação do conselho e fundo gestor. Fica uma pergunta: Porque não querem o povo nos conselhos dos Projetos de Lei que criam fundos?

O Projeto dos Agentes Comunitários de Saúde foi outro exemplo de que os colegas não estão preocupados com os interesses do povo. Querem a todo custo aprovar projeto que surrupia a diferença do aumento salarial concedido pelo Governo Federal.

Era o que tinha a relatar.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário